
Geração SOMA – Laboratório para Professores turma PPD 24/25.15
Apresentação
Em 2025, o projeto Geração SOMA retomará a sua presença regular no Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu Gusmão, e depois outros, atuando em duas frentes complementares:; Por um lado, desenvolvendo um trabalho estruturado com os professores, através da criação de um laboratório mensal: este será um espaço de reflexão, partilha e aprendizagem conjunta, promovendo exercícios e metodologias que facilitem o diálogo e incentivem a integração das artes no currículo escolar de forma multidisciplinar; e, para além disto, permitirá recolher experiências e discutir desafios e preocupações para o futuro da educação, com ênfase na inclusão e no desenvolvimento artístico. O culminar deste trabalho será uma apresentação final inserida no ano de formação do InArt – Community Arts Festival, no Teatro do Bairro. Por outro lado, expandindo a atuação junto de turmas sinalizadas, com o objetivo de refletir sobre a relação entre arte e escolaridade, sempre com foco na inclusão. Com esta dupla abordagem, o Geração SOMA reforça o seu compromisso com a promoção da arte na educação, incentivando a inclusão, o pensamento crítico e a expressão criativa, contribuindo assim para uma escola mais participativa, inovadora e inclusiva.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Nesta ação de formação pretende-se: - Criar um ambiente de trabalho que privilegiará o desenvolvimento das capacidades criativas dos seus participantes, através da prática e conhecimento da linguagem das artes performativas, nomeadamente do teatro e também da dança e do movimento. - Dar aos docentes participantes nesta ação de formação a oportunidade de vivenciar o processo de construção de uma performance/espetáculo, bem como adquirir um conjunto de ferramentas criativas relacionadas com as artes performativas. - Partilha de novos conteúdos relacionados com as artes performativas, a nível nacional e internacional. - Estimular capacidades criativas relacionadas com as áreas do teatro, dança e performance. - Contribuir para a promoção de uma escola mais criativa, inovadora e inclusiva.
Conteúdos
Os conteúdos a abordar nesta ação de formação são: 1. O desenvolvimento de um processo criativo que reflita sobre a identidade do professor/a, enquanto sujeito criativo e construtor do lugar da escola, e também como indivíduo com as suas visões sobre o mundo e a educação. (Através de um espaço criativo, ao longo das sessões, no qual o formador lançará um conjunto de propostas artísticas para a criação de uma performance final. 2. Expressão Corporal: conjunto de exercícios que apelam à consciência corporal, à relação com o outro, à confiança entre diferentes elementos, e à expressão das emoções através do movimento. 3. Expressão Vocal: conjunto de exercícios que estimulam o uso da voz, através de vocalizos, exercícios de ritmo, projeção de voz, entre outros. 4. Emoção e Imaginação: conjunto de exercícios que estimulam a expressão de diferentes emoções e que estimulam a utilização da imaginação. 5. Criação Coletiva: conjunto de exercícios e práticas que apelam à criação coletiva, desenvolvendo capacidades de escutar o outro, estimulando a parceria entre os diferentes participantes da formação. 6. Partilha de materiais textuais: ao longo das sessões será partilhado um conjunto de poemas e outros textos que possam ser relevantes para o processo criativo. 7. Desenvolvimento de uma performance final: na construção da performance final, os participantes irão experienciar as diferentes fases da construção de um espetáculo/performance através da pesquisa inicial e partilha de ideias; criação de cenas coletivo e/ou individual; junção de cenas e criação da performance num todo; apresentação final; reflexão sobre o processo e experiência vivida. 8. Estimular o sentido crítico e sensibilidade para as artes performativas, através de um conjunto de materiais e referências a serem partilhadas nas sessões de Formação, em torno das obras artísticas que serão expostas, discutidas e trabalhadas. Neste contexto, a ação de formação tem também como objetivo a partilha de novos conteúdos relacionados com as artes performativas, a nível nacional e internacional.
Metodologias
Metodologias de realização da ação As metodologias a implementar na realização desta ação de formação são: • Sessões de carácter prático: a maioria das sessões a decorrer num espaço aberto, semelhante a um estúdio de dança ou sala de teatro, no qual serão realizados os exercícios e a criação de breves cenas que irão constituir a performance final. • Na fase inicial da formação será partilhado um conjunto de referências artísticas, enquanto inspiração para o trabalho a ser desenvolvido pelos e com os participantes. • Ao longo das sessões irá ser seguido um processo semelhante ao da criação de um espetáculo/performance: Início com uma pesquisa inicial e partilha de ideias; Criação de cenas de carácter coletivo e/ou individual; Trabalho de junção de cenas e criação da performance num todo; Apresentação final; No final, reflexão sobre o processo e experiência vivida.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes parâmetros: • Participação: nas tarefas; pela intervenção; pela assiduidade e pontualidade – 50%; • Trabalhos Produzidos: reflexão critica/ memória final– 50% A classificação final terá em conta a legislação em vigor: • Excelente – de 9 a 10 valores; • Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; • Bom – de 6,5 a 7,9 valores; • Regular – de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Freire (2018) A Pedagogia do Oprimido. Edições Afrontamento. Ranciére (1987) O Mestre Ignorante. Autêntica Editora. Boal (2018) 200 Exercícios e Jogos para o Actor e o Não Actor com Vontade de Dizer Algo Através do Teatro. Disponível em: https://we.riseup.net/grupelhoaut+banquinha/200 exerc%C3%ADcios-e-jogos-para-o-ator-e-o%2B478791 Hesse (2012) Siddharta. BIS editora. Zulfakar (2020). Continuous Education for All. International Journal of Multicultural and Multireligious Understanding.
Observações
Exclusivo aos docentes do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão
Formador
Manuel Maia Pereira Bruno Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-06-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 13:00 - 17:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |